Apresentação da Fundação Ernesto González Carrera

Apresentação da Fundação Ernesto González Carrera

Na terça - feira 12 de Fevereiro foi apresentada em conferência de imprensa e num acto solene a Fundação Ernesto González Carrera.

Ao acto assistiram várias personalidades tais como Exmo. Sr. Miguel Celdrán Matute, presidente da Câmara de Badajoz, José María Vergeles Blanca, director geral de Gestão do Conhecimento e Qualidade Sanitária da Delegação de Sanidade e Dependência da Junta da Extremadura, Francisco Duque Carrillo, Reitor da Universidade da Extremadura, Manuel González Lena, decano da Faculdade de Ciências, Pablo Menéndez Buján, director do Banco Nacional de Células Mãe de Granada (entre outros).

Contámos ainda com a presença do Professor Yves Menezo como convidado de honra. O professor Menezo foi um dos pioneiros da reprodução assistida (RA) no mundo, os primeiros meios de cultivo empregados para RA tinham o seu nome. Agora dirige um laboratório em França e é conselheiro científico de uma das maiores companhias de meios de cultivo: MEDICUL .

Na manhã de terça-feira o Dr. Yves Menezo deu uma conferência no salão nobre da Faculdade de Ciências, intitulada: "Danos ao ADN durante o processo de fecundação in vitro e sua reparação pelo embrião".

O Dr. Ernesto González Carrera abriu o primeiro centro de reprodução assistida na nossa comunidade. A fundação que hoje tem o seu nome criou-se por iniciativa dos sócios do Instituto Extremeño de Reproducción Asistida (IERA) para fomentar e apoiar a investigação e  formação técnica em fertilidade e reprodução assistida e assim chegar a ser um ponto de referência neste campo. Também pretende abordar a parte social desta doença que ainda é mal interpretada por grande parte da população.
Entre as sus actuações futuras, figuram a concessão de bolsas, patrocínio de cursos e estágios de formação, aproximação da população ás técnicas de reprodução, etc.

O Conselho de Administração da fundação está formado pelo Dr. Ernesto González Carrera, sócio fundador do IERA, DR. José Antonio Domínguez Arroyo, sócio fundador do IERA, Juan Manuel Sánchez Guzmán, Vice - reitor de investigação da UEx (Universidade da Extremadura), Virginio García Martínez, Catedrático de anatomia da UEx, José Carlos Bueno Trenado, economista e Ignacio Santiago Álvarez Miguel, sócio fundador do IERA e secretário da fundação.

Outras notícias