Consulta online Consulta online Consulta online
Cons. telefónica Cons. telefónica Cons. telefónica
« Voltar para o blog

5 coisas que todos os casais devem fazer para lidar com a Infertilidade

Receber um diagnóstico de infertilidade é um momento marcante para o casal e, a nível psicológico, pode ser bastante desgastante, mas damos-lhe cinco conselhos para lidar melhor com esta situação:

Falar abertamente sobre o assunto:  

comunicar um com o outro sobre o assunto é fundamental, de forma a perceber o que cada um sente e haver uma melhor compreensão entre ambos. Por vezes, há um dos parceiros que tende a esconder emoções ou isolar-se e é importante não deixar que isso aconteça;

Saiba mais sobre O Impacto Psicológico da Infertilidade
 

Encarar o problema a dois:

a infertilidade é um problema comum ao casal e deve ser enfrentado dessa forma, independentemente de apenas um parceiro ser infértil. É importante promover um bom ambiente de aceitação e apoio no seio do casal.
 

Fazer uma boa gestão do stress: 

é frequente, em situações inesperadas, o stress aumentar, mas também é essencial não deixar que esse stress afete a qualidade de vida e o funcionamento do casal. Além disso, o stress interfere no sistema reprodutivo e consequentemente no processo de tentar engravidar.

Saiba mais sobre Causas de Não Engravidar
 

Informar-se sobre o tema:

perceber de que se trata realmente o problema pode ajudar também a uma melhor aceitação. Viver com dúvidas e incertezas não irá ajudar. Por isso, pesquisem sobre o tema ou falem com o vosso médico para que vos ajude a perceber sobre determinado assunto que está pouco esclarecido.
 

Equacionar alternativas e definir objetivos: 

é importante saber o que cada parceiro pensa em relação aos tratamentos de reprodução assistida e que técnicas podem fazer sentido serem utilizadas (por exemplo, técnicas com óvulos ou espermatozoides de dadores).
Definir objetivos como casal revela-se também importante, para que o limite de cada um não seja excedido.

A infertilidade afeta inúmeros casais, mas as técnicas de reprodução medicamente assistida têm permitido que muitos cumpram o sonho da maternidade. Para marcar uma consulta preencha o formulário de contacto ou ligue para o 212 696 338 ou 961 282 026 para mais informações.