A Diabetes e o impacto na Infertilidade Masculina

A Diabetes e o impacto na Infertilidade Masculina

O que é a Diabetes?

A Diabetes é, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma doença crónica que surge quando o pâncreas não produz suficiente insulina (diabetes tipo 1) ou o corpo não a utiliza eficientemente (diabetes tipo 2).
Nos últimos anos, verifica-se um aumento preocupante do número de casos de Diabetes. Portugal, é um dos países europeus com maior incidência de diabetes, de acordo com dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) https://www.sns.gov.pt/noticias/2018/05/14/diabetes/ (link com esses dados provenientes de uma fonte segura).

A relação entre a Diabetes e a Infertilidade Masculina

A relação entre a diabetes e a infertilidade masculina tem vindo a ser constatada por diversos estudos recentes.

A Diabetes está associada ao aparecimento de outras patologias e algumas complicações, que afetam vários sistemas do nosso organismo, sendo um deles o sistema reprodutor feminino e masculino.

Neste caso, os investigadores têm-se debruçado sobre o estudo do mecanismo da repercussão desta síndrome metabólica no aparelho reprodutor masculino.

Existe um envelhecimento prematuro dos espermatozoides devido à elevada concentração de espécies reativas de oxigénio no aparelho reprodutor dos homens diabéticos (que têm um papel fisiológico no espermatozoides mas, quando presentes em excesso ou a funcionar inadequadamente), verificam-se repercussões na fertilidade masculina, favorecendo um aumento do stress oxidativo no entorno dos espermatozoides. É em homens com idade avançada que geralmente se encontram estas moléculas e são suspeitas mediadoras na maioria das complicações da diabetes.

Além disso, também a função sexual é afetada: diminuição da libido e disfunção orgásmica; maior probabilidade de disfunção erétil e, apesar de menos frequente, a ejaculação retrógrada, onde o esperma é conduzido para a bexiga ao invés de sair pela uretra.

As Causas

A qualidade do esperma é considerada uma das razões para as repercussões da Diabetes na fertilidade masculina, pelo facto de poder ser menor em homens diabéticos. 

Além disso, as mudanças a nível hormonal- como a diminuição da testosterona e a própria insulina- podem afetar a regulação hormonal do homem.

A capacidade de reparação do material genético em homens diabéticos pode estar comprometida, havendo uma maior probabilidade do índice de fragmentação do DNA estar aumentado, mesmo quando os parâmetros de concentração e mobilidade dos espermatozoides se encontram com valores normais. 

É através da diminuição da capacidade de fecundação do espermatozoide, que estas alterações se manifestam. Ou seja, caso o espermatozoide fecunde, poderá haver uma falha na implantação, um aborto ou, ainda, um aumento do risco de alterações genéticas transmitidas ao bebé.

 

Sensibilizar e prevenir são dois pilares fundamentais

A Diabetes, muitas vezes, revela-se uma doença silenciosa e, quando diagnosticada, já pode apresentar alguma gravidade. 

É fundamental controlar esta doença, conhecê-la e perceber o verdadeiro impacto na fertilidade.
Estar atento a todos os sinais e consultar um médico especialista devem ser os primeiros passos.

Mas a prevenção também é verdadeiramente essencial.  Através de algumas atitudes ou mudanças também podemos prevenir o aparecimento desta doença: adotar um estilo de vida saudável, que deve incluir uma alimentação equilibrada, sem excesso de açúcares e gorduras e a prática regular de exercício físico. 

Face a um problema de fertilidade do casal e, caso se deseje a maternidade, a Diabetes deve estar controlada antes de o tratamento ser iniciado.

Disponibilizamos vários tratamentos e técnicas que podem ajudar a cumprir o seu desejo.

Para mais informações, consulte 

Outras notícias