Amenorreia e a relação com a infertilidade

Amenorreia e a relação com a infertilidade

A Amenorreia pode ser uma das causas  da infertilidade feminina. Saiba o que é, que tipos existem, qual o diagnóstico e qual o tratamento.

O que é a Amenorreia

Trata-se da ausência da menstruação. Desta forma, sempre que o período menstrual não ocorre de forma normal podemos dizer que estamos perante uma Amenorreia.

Isto acontece devido ao mau funcionamento dos sinais que controlam a ovulação, que vão desde o hipotálamo à hipófise. 

O hipotálamo e a hipófise são as glândulas cerebrais que produzem as hormonas necessárias para o bom funcionamento do ovário da mulher. Quando estas hormonas não se libertam de forma adequada, o ovário cessa a sua atividade, desaparecendo a menstruação.

 

Tipos de Amenorreia: Amenorreia Primária e Amenorreia Secundária

Existem dois tipos de Amenorreia distinguidos pela causa.

A Amenorreia primária define-se quando a primeira menstruação não ocorre até aos 13 anos e não estão presentes fatores sexuais secundários, ou até aos 16 anos com fatores secundários presentes.

A Amenorreia secundária ocorre quando falamos de uma mulher que já teve a menstruação e se verifica ausência de menstruação durante pelo menos 6 meses ou durante o período de tempo equivalente ao total de 3 ciclos menstruais normais. 

 

As causas

As principais causas podem ser psicológicas e emocionais, doenças crónicas ou alterações a nível nutricional.

A perda de peso

Devido a transtornos alimentares, como a anorexia, bulimia ou dietas inadequadas, a perda de peso é uma das causas mais frequentes da Amenorreia, afetando maioritariamente adolescentes ou mulheres mais jovens.

O stress

Em situações extremas o stress também pode interferir no sistema reprodutor feminino. Além disso, também algumas doenças psiquiátricas -como ansiedade e depressão- ou a dificuldade de adaptação ao stress diário podem provocar Amenorreia.

A prática de exercício físico intenso ou em excesso

A prática de exercício físico intenso ou em excesso apresenta-se como um fator que também pode causar Amenorreia. Em jovens que começam a praticar desporto precocemente pode verificar-se uma Amenorreia primária.

A hiperprolactinemia

A produção excessiva de prolactina, hormona responsável pela estimulação das glândulas mamárias, no sistema nervoso central pode levar a uma Amenorreia secundária. De referir que a produção de prolactina pode ser normal e adequada em algumas fases da vida da mulher, como a amamentação. Em algumas circunstâncias, a ingestão de determinados medicamentos também pode aumentar de forma anormal a prolactina

A síndrome de ovário poliquístico

A nível hormonal, a síndrome de ovário poliquístico também se apresenta como uma causa para a Amenorreia. Esta síndrome provoca alterações dos níveis hormonais que se manifestam através de irregularidades menstruais, obesidade e infertilidade.

 

Como é diagnosticado

Recorrer a um ginecologista é importante para que o caso seja analisado.

Inicialmente, deve ser pesquisada e excluída a possibilidade de gravidez, através de uma análise.

Também as análises hormonais são essenciais para uma melhor orientação do estudo de cada caso. Serão analisadas as hormonas relacionadas com o ciclo menstrual: prolactina, FSH e a TSH. Em algumas situações pode ainda ser necessário dosear os níveis de estrogénio e de progesterona.

O historial clínico revela-se fundamental

Deve-se ter em conta a intensidade e a frequência caso haja prática de exercício físico, o nível de stress diário e ou se existem transtornos alimentares. 

Existem outros exames que permitem detetar possíveis alterações no aparelho genital feminino como a ecografia ginecológica, abdominal ou vaginal, ou através da ressonância magnética 

 

O tratamento

Para tratar a Amenorreia é necessário perceber a sua causa. Todos os casos são diferentes e, após o diagnóstico de um ginecologista, ser-lhe-á indicado o melhor tratamento. No entanto, há algumas rotinas que podem ajudar no tratamento: 

Cuide da sua saúde mental para diminuir os níveis de stress. Muitas vezes podem ser inconscientes.

Cuide da sua alimentação e pratique exercício físico moderado. Mantenha um estilo de vida saudável e equilibrado.

Estas pequenas mudanças podem fazer a diferença. Caso sinta que não o consegue fazer sozinha, deve sempre recorrer a especialistas.

 

É possível ser mãe com Amenorreia?

Para conseguir engravidar de forma natural o mais importante é voltar a haver ovulação.
Após o tratamento recomendado e feitas as alterações físicas e psicológicas, é expectável que a menstruação retome e desta forma possa engravidar.

Caso isso não aconteça, é recomendável fazer um estudo completo de fertilidade ao casal para perceber se existem outras alterações.

Na IERA Lisboa, analisamos cada caso individualmente. Consulte a nossa rota do paciente e conheça o nosso processo.

Outras notícias