Benefícios da Maternidade Tardia

Benefícios da Maternidade Tardia

A Maternidade Tardia é cada vez mais comum na sociedade atual e, apesar de acarretar alguns riscos, a realidade é que também tem alguns benefícios.

Antonio Urries, biólogo e diretor da Unidade de Reprodução Assistida de Quirónsalud Saragoça, através de dados da Pordata, explica que atualmente a idade média da mãe aquando do nascimento do primeiro filho é de 30,4 anos, sendo que em 1960 era de 25 anos. A principal razão prende-se com a evolução da realidade social: questões profissionais, uma vez que as mulheres preferem primeiramente ter estabilidade laboral; questões económicas, pois a estabilidade financeira é um dos pilares a considerar quando se pensa em ter um filho e, ainda, questões familiares, pois muitas mulheres querem ter um seio familiar estável e duradouro.

Saiba mais sobre Ser Mãe Depois dos 40

Esperar pelo momento certo pode ser realmente o primeiro benefício. O facto de se pensar em estabilidade, seja ela, laboral, económica ou familiar demonstra uma preocupação importante com o futuro, que rapidamente se tornará presente. Não está errado esperar por uma fase melhor da vida e querer dar o melhor de nós à criança que chegará ao mundo.

Não há um momento certo, mas sim um momento em que se sente preparada para assumir a responsabilidade de ser mãe e tudo o que isso acarreta.

Claro que deve ter sempre em consideração que a probabilidade de engravidar vai diminuindo com o avançar da idade, sendo este um dos principais problemas de infertilidade na nossa sociedade, mas nós disponibilizamos vários tratamentos de reprodução medicamente assistida que a vão ajudar.

https://www.ieralisboa.pt/pt/blog/porque-nao-consigo-engravidar

As mulheres a partir dos 35 anos, geralmente, já se encontram numa fase mais relaxada e confortável da sua vida, tendo as suas prioridades mais bem definidas. Ou seja, ser mãe com esta idade faz com que toda a jornada da maternidade seja planeada com mais detalhe.

Além disso, com a idade ganha-se também outra maturidade para lidar com as adversidades.

O facto de ser mãe mais tarde não quer necessariamente dizer que não vai haver tempo para acompanhar o crescimento todo do seu filho. Se levar um estilo de vida saudável, adequado às suas necessidades, à partida, também viverá mais tempo.

Cuidar de si é fundamental em todas as fases da sua vida. Na altura em que pretende engravidar e durante a própria gravidez todos os cuidados ganham ainda mais relevância.

Saiba mais sobre Cuidados a ter Antes de Engravidar

Na nossa clínica cumprimos o desejo de todas as mulheres e todos os casos são analisados individualmente para perceber qual o melhor tratamento. Marque a sua consulta e venha conhecer-nos.

Outras notícias