Conselhos para quem vive com endometriose

Conselhos para quem vive com endometriose

A Endometriose é uma doença que se revela difícil de interpretar, mas ainda assim é recorrente e chega a afetar uma em cada dez mulheres em idade fértil.
Desconhecida e confundida por muitos, mas bastante dolorosa- é assim que podemos defini-la. A Endometriose afeta a mulher durante a sua vida reprodutiva, desde a primeira menstruação até à menopausa, interferindo na qualidade de vida e podendo limitar a capacidade de engravidar.

O que é?

É uma doença crónica e acontece porque o tecido endometrial, que todos os meses se forma para proporcionar a implantação do embrião e que [SA2] é expulso no período menstrual quando não ocorre gravidez, se desloca para fora da cavidade uterina e se implanta na cavidade pélvica. 

 

Crónica é a palavra-chave: esta é uma doença com a qual as mulheres vivem para o resto das suas vidas. Apesar de não haver cura, não quer dizer que não haja tratamentos e ferramentas para a controlar. Saiba mais a relação entre a endometriose e a infertilidade aqui.

 

Sugestões para ajudar e melhorar a qualidade de vida das mulheres com Endometriose

 

Os sintomas físicos são apenas uma parte do que é viver com Endometriose. Esta doença tem impacto em todas as áreas da vida da mulher. Dada a sua importância, seguem-se alguns conselhos para melhor saber lidar com esta patologia:

 

-Apoio psicológico

 

Manter a sua saúde psicológica equilibrada é fundamental. Uma doença crónica, seja ela qual for, requer sempre uma atenção especial, pois é algo que nos acompanha durante toda a nossa vida.
Durante todo o processo é essencial que alguém nos acompanhe, que nos ajude a lidar com alguns sentimentos de frustração, medo ou culpa que vão surgindo. Ao lidar com uma situação complicada devemos ter a mente organizada e plena.

O stress e a ansiedade podem causar mais inflamação e consequentemente mais dor.

Recorrer a profissionais de saúde que a podem ajudar é um dos primeiros passos.

 

-Importância de uma alimentação equilibrada 

 

A alimentação é uma aliada no controlo da Endometriose. Não há alimentos que curem esta patologia, mas podem ajudar a controlar os sintomas através das suas propriedades. Através de uma alimentação equilibrada e anti-inflamatória estamos a conferir ao organismo uma maior proteção e fortalecimento do sistema imunológico.

Por exemplo, um dos sintomas da Endometriose são problemas intestinais; assim, ao optar por alimentos menos refinados, mais legumes e frutas, consegue cuidar melhor do seu funcionamento intestinal.

 

É tudo uma questão prática e força de vontade. Inicialmente, pode ser difícil, mas ao definir um método e criar uma rotina tudo se tornará mais fácil.

-Prática de desporto tendo em conta a sua condição 

A escolha da modalidade é o fator principal. Nem todos os desportos são adequados, mas há várias opções que pode fazer dentro e fora do ginásio: pode optar por fazer caminhadas ou leves passeios de bicicleta; pilates, yoga ou algum tipo de dança também ajudam a lidar com o desconforto.

O desporto também tem um papel muito importante ao nível do nosso foro psicológico, ajuda-nos a libertar a mente e a sentir-nos mais relaxados. Não ficar parada é essencial!

-Descansar 

Em qualquer quadro clínico com dor, esta deve ser respeitada - mesmo que isso exija parar e descansar.

Além de parar por momentos até a dor aliviar, também o seu sono deve ser reparador. Se o nosso corpo não descansa no mínimo oito horas, a dor pode piorar. Ouça o seu corpo!

-Quando a Infertilidade chega

A Endometriose é uma das principais causas de infertilidade- cerca de 60% das portadoras de Endometriose são afetadas nesse aspeto. 

Hoje em dia, graças às inovadoras técnicas de reprodução medicamente assistida é possível prevenir ou minimizar o impacto da Endometriose.

Independentemente de tudo, a base para a resolução de todos problemas é a aceitação e a Endometriose não é exceção. Aprenda apenas a viver da melhor forma possível com esta doença, porque é possível fazê-lo.

Outras notícias