Cuidados a ter antes de engravidar

Cuidados a ter antes de engravidar

Está a pensar engravidar e gostaria de ver esclarecidas algumas questões?
Damos-lhe oito conselhos que deve ter em conta antes de engravidar:
 

1. Mantenha um peso adequado, sem extremos associados. Tal como o excesso de peso, também a magreza extrema pode prejudicar a gravidez e até mesmo o processo de tentar engravidar.
 

2. O tabagismo, além de ser extremamente prejudicial para a sua saúde, também afeta o bebé. Além disso, não se esqueça de que quanto mais saudável for, mais facilidade terá também em engravidar. Aumentar a probabilidade de engravida
 

3. O exercício físico tem um papel importante antes e durante a gravidez: se já treina, e ficar grávida, deve continuar a fazê-lo com exercícios adequados à sua condição; se ainda não treina, deve começar a fazê-lo calmamente e, de preferência, com acompanhamento profissional.
 

4. Aposte em alimentos ricos em fibras e proteínas e, além disso, opte também por tomar ácido fólico. Esta é uma vitamina - que ajuda a prevenir problemas de desenvolvimento do bebé e deve ser iniciada dois a três meses antes da gravidez.
 

5. Limite as bebidas que contêm cafeína. O consumo máximo de cafeína recomendado é de 200 mg por dia e, por isso, sugerimos bebidas alternativas como água com gás e umas rodelas de limão ou chás.
 

6. Ter uma higiene oral cuidada é mais importante do que parece: ter os dentes cuidados é fundamental para desfrutar de uma gravidez tranquila e, além disso, o risco de doenças das gengivas aumenta com a gravidez, podendo até interferir na decisão de quando o parto deve ser realizado.
 

7. Evite ter momentos de stress. Apesar de poder parecer difícil tendo em conta o nosso estilo de vida, a tranquilidade é essencial para aumentar as probabilidades de engravidar.
 

8. Se não conseguir engravidar após um ano de tentativas, mantenha a calma e pondere consultar um médico. A infertilidade afeta aproximadamente 20% dos casais mas as tecnologias de reprodução medicamente assistida atualmente existentes, podem ajudá-la a cumprir o sonho de ser mãe.

Outras notícias