Doação de óvulos: quando devo optar por esta técnica?

Doação de óvulos: quando devo optar por esta técnica?

O que é?

A doação de óvulos é uma técnica de reprodução medicamente assistida que consiste em substituir os óvulos pelos de outra mulher- a dadora- quando a primeira não os possui por várias razões.

 

A quem se aplica?

A doação de óvulos aplica-se aos casos em que uma mulher não pode utilizar os seus próprios óvulos, seja por uma deficiência na qualidade dos mesmos ou por um baixo número (baixa reserva ovárica). Nestes casos, as técnicas de reprodução medicamente assistidas convencionais não se mostram muito eficazes e é necessário recorrer aos óvulos de uma dadora. As duas situações, tanto a escassez de óvulos como a sua fraca qualidade, costumam estar geralmente relacionadas com a idade da mulher, sendo por si mesmo, o principal indicador para se realizar esta técnica.

Saiba mais sobre Ser Mãe depois do 40 

 

Quando deve optar por utilizar esta técnica?

Inicialmente, a doação de óvulos era utilizada em casos com uma indicação médica clara:  doenças que afetassem a função ovárica (menopausa precoce, falhas repetidas em diferentes técnicas de reprodução assistida, abortos de repetição.), alterações anatómicas do aparelho reprodutor e doenças hereditárias.

A sociedade atual  introduziu mudanças substanciais nas mulheres, que atrasam consideravelmente a idade em que planeiam ser mães. Sendo este fator a principal causa da deterioração da qualidade dos óvulos, e da baixa reserva ovárica e, tendo em conta que o papel da mulher na sociedade se alterou ao longo das décadas, houve um aumento na procura da doação de óvulos, em comparação com outras técnicas.

Da mesma forma, a melhoria nas técnicas de laboratório através da vitrificação (preservação), novos sistemas de cultivo embrionário, a aplicação de testes genéticos e a possibilidade de realizar um matching genético para diminuir consideravelmente a incidência de certas doenças comuns ao nosso ambiente permitiram simplificar e melhorar esta técnica. A doação de óvulos tornou-se uma técnica muito segura e com uma eficácia muito elevada.

Adiar a maternidade já não tem de ser uma limitação, seja ela por que razão for. Marque uma consulta- através de um formulário de contacto ou ligue para o 961 282 026 - e fique a conhecer a técnica mais indicada para o seu caso.

Outras notícias