Fertilização in Vitro

Fertilização in Vitro

O que é?

Na Fertilização in Vitro (FIV) recolhem-se os ovócitos dos ovários da mulher e estes são fecundados com espermatozoides em laboratório, de forma a mimetizar o processo que ocorre naturalmente nas trompas. Para isso, os ovócitos são colocados em placas de cultura com meio de fertilização e incubados com uma concentração adequada de espermatozoides de forma a obter embriões. Quando obtidos, estes são transferidos para o útero da mulher para que se implantem e, posteriormente, possa ocorrer uma gravidez.
 

O processo de fecundação define-se como a fusão dos gâmetas feminino e masculino, para dar origem ao zigoto, ou seja, à primeira etapa de desenvolvimento embrionário. Este é um processo fisiologicamente complexo que se desenrola por um período de aproximadamente 18 horas. Naturalmente ocorre nas trompas, sendo necessário que os espermatozoides atinjam essa região do sistema reprodutivo feminino depois de ter ocorrido a ovulação. Estima-se que sob condições fisiológicas sejam necessários entre 500 e 1000 espermatozoides para fertilizar o ovócito.

 

Etapas de um ciclo de Fertilização in Vitro

 

Ecografia basal:

o seu ginecologista realizará uma ecografia basal nos primeiros dia da menstruação.
 

Início da estimulação ovárica:

existem diferentes tipos de estimulação ovárica, pelo que o seu ginecologista irá indicar quando deve iniciar a medicação. As injecções são, principalmente, de administração subcutânea e servem para estimular os ovários a produzir mais óvulos e, desta forma, mais embriões.
 

Monitorização ecográfica da estimulação:

a primeira ecografia de monitorização realiza-se entre o 4º e o 5º dia depois de ter iniciado as injecções. Os próximos controlos ecográficos serão realizados a cada 48 horas, excepto se, no seu caso, o seu ginecologista considerar oportuno realizá-los noutro momento.

 

Maturação folicular:

no momento em que os folículos atinjam o tamanho adequado, o seu ginecologista indicará a data e a hora em que deverá administrar a medicação específica para a maturação folicular. É extremamente importante cumprir o horário desta medicação, para que os folículos completem a sua maturação.

 

Punção ovárica:

realiza-se 36/48 horas após a administração da medicação para a maturação folicular, sob sedação, em bloco operatório e com a presença de um anestesista, para que não haja qualquer desconforto durante o procedimento.

 

Fertilização:

uma vez extraídos os óvulos, estes são inseminados com os espermatozoides do parceiro ou, no caso de doação, com sémen de dador. No dia seguinte à punção ovárica avalia-se a fertilização. Nesse dia será contactada pela equipa de Embriologia a informá-la dos resultados. No caso de se confirmar que tudo está dentro da normalidade será agendado consigo, nesse mesmo contacto, o dia e hora da transfere?éncia embrionária.

 

Transferência embrionária: será programada para dois, três ou cinco dias após a punção ovárica, consoante a estratégia de cultura embrionária. Realiza-se sem anestesia uma vez que não é um procedimento doloroso.

 

Teste de gravidez:

realizar-se-á duas semanas após a transferência embrionária, através de uma colheita de sangue. Os resultados serão transmitidos no próprio dia da recolha de sangue, assim como as indicações que deve seguir, independentemente do resultado.

Este procedimento pode também realizar-se com óvulos e espermatozoides doados, o que designamos de Dupla Doação. Saiba mais sobre em que casos esta técnica pode ser utilizada e como funciona- link Dupla Doação.

 

Taxa de sucesso

A percentagem de fertilização situa-se entre os 70 e 80%.

 

Caso o processo até aqui explicado não for eficiente, é utilizada uma técnica mais especializada de fertilização, que utiliza a micromanipulação para injetar um espermatozoide diretamente no interior de cada ovócito – a microinjeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI). Com esta tecnologia, é assim possível introduzir um único espermatozoide no interior do óvulo.

Embora essa técnica possa parecer mais invasiva, não interfere no desenvolvimento normal do embrião.

A ICSI apresenta a mesma taxa de sucesso que a FIV convencional: 70 a 80%.

 

Preços do tratamento

Para saber mais sobre o preço do tratamento, envie-nos um formulário de contacto ou ligue para o 961 282 026 para mais informações.

 

Outras notícias