Menopausa Masculina: saiba mais sobre a Andropausa

Menopausa Masculina: saiba mais sobre a Andropausa

A Andropausa, também conhecida por menopausa masculina, está relacionada com o declínio da produção da testosterona e apresenta, ao longo do tempo, alguns sinais e sintomas.

Este é um tema desconhecido ainda por muitos, que não conhecem os seus efeitos nem formas de os controlar.

O que é? 

Tal como a Menopausa nas mulheres, também a Andropausa representa mudanças hormonais nos homens.

Ao contrário da Menopausa feminina, esta não significa que fertilidade masculina está a chegar ao fim, mas, pode sim, afetar a sua vida sexual através da disfunção erétil, perda de libido, entre outros.

Este distúrbio, de forma geral, manifesta-se a partir dos 60 anos, altura em que ocorre uma redução da produção da hormona testosterona.

Contrariamente às mulheres, em que existe uma mudança mais súbita dos níveis hormonais entre os entre 45 e os 55 anos, a Andropausa define-se como um processo mais lento e prolongado no tempo, daí muitos homens nem se aperceberem de que se encontram nesta fase.

Causas 

Há vários fatores que contribuem para o surgimento da Andropausa e que podem levar ao seu aparecimento precoce: doenças crónicas; metabólicas (como por exemplo, altos níveis de colesterol, gordura no fígado e osteoporose); obesidade; tabagismo;  stress em excesso e o consumo de determinados medicamentos.

Muitas vezes, a falta de informação acaba por atrasar o diagnóstico e o tratamento e, consequentemente, a qualidade de vida vai diminuindo, podendo chegar a afetar a saúde psicológica e a vida amorosa do homem.

Mas a redução dos níveis de testosterona manifesta-se através de vários sinais e sintomas, que variam de homem para homem. 

 

Sintomas

-Diminuição ou perda do desejo sexual: dificuldade em atingir ereções, ausência de ereções espontâneas ou ereções mais fracas;

-Alterações físicas: diminuição da força, da massa muscular e da densidade óssea (osteoporose), associado a um aumento da gordura corporal, principalmente na zona da barriga (gordura visceral). Além disso, pode existir também queda de cabelo, crescimento reduzido da barba e redução dos pelos corporais;

-A nível psicológico e emocional existem também algumas alterações: dificuldade de concentração e perdas de memória, depressão e falta de confiança e motivação.

Diagnóstico

É através de um exame de sangue que é possível medir a quantidade de testosterona e analisar se há uma diminuição da mesma. Pode ser realizado também um espermograma, para estimar a produção de espermatozoides, e ainda uma densitometria óssea para o diagnóstico da osteoporose.

Casos em que os homens apresentam níveis de testosterona inferiores ao normal, mas não veem alterações da sua qualidade de vida nem outros sintomas, não necessitam de tratamento, pois podem estar perante uma consequência natural do envelhecimento.

Como controlar os sintomas

Esta é uma fase natural, que faz parte da vida do homem, mas no caso de afetar negativamente a qualidade de vida, é importante aliviar ou diminuir os sintomas.

Mudanças no estilo de vida são fundamentais: dieta equilibrada, prática de exercício físico regular e manter a atividade sexual são formas melhorar o seu humor, repor energia e fortalecer o seu corpo.

Em alguns casos, também se recorre à reposição de testosterona através de injeções, emplastros, géis, entre outros. , que ajuda a aliviar alguns sintomas, mas deve sempre consultar um especialista para analisar o seu caso e debater todos os prós e contras.

Outras notícias